Alunos de Direito visitam o TRT e conhecem um pouco da rotina da corte

Aproximadamente 110 alunos de direito da Instituição Toledo de Ensino – Faculdade de Direito de Botucatu, das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (Metrocamp), da Faculdade de Ituverava "Dr. Francisco Maeda" (Fafram) e da Faculdade de Americana visitaram a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, na tarde desta quarta-feira (16/9). Os alunos de Botucatu estavam acompanhados do professor Rafael Monteiro Teixeira, os da Metrocamp vieram com o professor Moysés André Bittar, e os da Fafram, com a professora Sofia Muniz Alves Gracioli. Já os estudantes de Americana estavam junto com os professores Waldomiro Rizzato e Claudia Stefano Sanches. O evento foi coordenado pela Escola Judicial do TRT.

"Nós trouxemos os alunos com o interesse primordial de unir a teoria dada em sala de aula com a prática que observamos aqui no TRT. Nosso objetivo é fazer com que eles tenham uma visão mais aberta, por meio de diversos pontos de vista e da interrelação entre as pessoas", disse a professora Sofia, que leciona metodologia e psicologia jurídica na Fafram.

Para a aluna Lorena Tomé, de Ituverava, a visita ao Tribunal é um momento esperado por todos os estudantes. "É uma chave que abre portas, uma injeção, realmente, de ânimo para nós, que sonhamos em estar aqui um dia", afirmou.

Após posarem para a foto oficial, em frente ao edifício-sede da Corte, os estudantes seguiram para o Plenário Ministro Coqueijo Costa, no 1º andar. No local, receberam material informativo e foram recebidos pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, que externou sua "grande satisfação" em receber os alunos e falou da atuação da Justiça do Trabalho.

Em seguida, o gestor regional na 15ª, no 2º grau de jurisdição, do Programa Trabalho Seguro, desembargador Edmundo Fraga Lopes, conversou com os estudantes sobre o programa, que é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Logo depois, o grupo assistiu ao vídeo institucional da 15ª e, na sequência, acompanhou a sessão de julgamentos da 2ª Seção de Dissídios Individuais, presidida pelo desembargador Manuel Soares Ferreira Carradita, vice-corregedor regional.

Ao término da sessão, os alunos tiveram um intervalo para o café, oferecido pela Escola Judicial. Em seguida, foram recebidos no gabinete da Presidência pelo desembargador Lorival Ferreira dos Santos. O presidente da Corte falou sobre a rotina de trabalho no Regional e aconselhou os estudantes a estudar e persistir em seus sonhos.

Encerrando a visita, o grupo foi ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac) do TRT, na Sede Administrativa da Corte, onde foram recebidos pela secretária judiciária, Regina Célia Ramires Chiminazzo, e pelos servidores Marcos de Almeida Pierossi, Sandra Amador Costa Souza e Cristina Paula Pera, que explicaram a importância de preservar arquivos que revelam o passado do Regional.



Por Isabela Rodrigues

Fotos: Bruno Alves


Deixe o seu comentário