Como está o mundo ao seu redor?

Alunos do 3º e 4º semestres de Engenharia Ambiental da FAM realizaram durante todo o semestre a captação de momentos que agradam ou não os olhos do espectador.

No total, 28 fotos demostram ambientes que estão abandonados devido à ação do homem e outros recuperados com ações de cidadania.

O conjunto de imagens faz parte de uma mostra na FAM. O evento será realizado na praça acadêmica central.

Esta também é uma forma de conscientização ao cuidado com o meio ambiente. A FAM apoia esta ideia.

Ambiental


ECOLOGIA GERAL - REGISTROS FOTOGRÁFICOS NO AMBIENTE DA REGIÃO

Objetivo: Entre as habilidades que devem ser desenvolvidas por quem atua na área ambiental, destacam-se aquelas relacionadas com a capacidade de percepção do meio ao qual se acha integrado e com o qual interage. Na verdade, as habilidades relacionadas á percepção do meio com o qual interage deve ser estimuladas em todas as pessoas. Por isso, há uma área ambiental denominada de “percepção ambiental”, mais trabalhada no campo da educação ambiental. Visa estimular a capacidade de olhar de forma holística o ambiente do qual fazemos parte e com o qual interagimos. Não se trata de desenvolver um olhar superficial, “olhar rápido de turista”, mas um olhar que visa atentar para os detalhes, percebendo o caráter complexo e integrado dos elementos do meio. Há momentos que exigem um olhar com espírito investigativo para a realização de uma leitura crítica do quadro com o qual nos defrontamos. Há outros momentos em que são os sentimentos de natureza mais sutis que devem orientar a forma de perceber o meio. É possível aprender a apreender os aspectos ambientais – micro ou macro – que enriquecem as experiências humanas.

O trabalho: Consiste no registro (fotografia) de duas situações do mundo de entorno: uma delas calcada em um olhar crítico capaz de evidenciar algo negativo que deve ser modificado, transformado, restaurado. Outra, deve retratar algo que agrada nossos sentidos; uma paisagem ou um detalhe que pode ser apontado como ambientalmente e ecologicamente positivo.


Participe!



Deixe o seu comentário