Saiba se você pode concorrer a uma bolsa do ProUni

Sabemos que, hoje em dia, um curso superior é de grande importância para se estabelecer de uma forma relevante no mercado de trabalho. Vivemos em um mundo onde o mercado não para, onde surgem novas tecnologias e empresas todos os dias, ficar para trás seria um atraso gigantesco em vários aspectos, você não acha?

E que tal se você começasse este ano investindo em seu futuro profissional?

FELIZMENTE, hoje, temos programas do governo que podem nos dar uma mãozinha na hora de caminhar na construção de nosso futuro profissional. Hoje vamos conversar sobre o ENEM e PROUNI.


O resultado do ENEM 2015 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São 5,7 milhões de candidatos que poderão conferir seu desempenho no site da instituição. Basta usar o número de inscrição e a senha no site: enem.inep.gov.br/participante

Como calcular sua nota do ENEM?

Para um cálculo de média simples a chamada média aritmética, basta somar sua nota das provas 1, 2, 3, 4 e 5 (neste caso, a redação é inclusa), e divida o resultado por 5. 

Mas há outra forma de se fazer este cálculo.

Chamada de média ponderada ou média complexa. Este cálculo é utilizado quando o candidato deseja concorrer a uma vaga em uma instituição que utiliza pesos diferenciados para determinados temas. A forma inicial é a mesma utilizada para o calculo simples, porém, se a instituição exigir, por exemplo, um peso 3 ao tema Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o candidato deve adicionar o valor exigido a nota obtida neste tema, o resultado obtido será a média ponderada do candidato.


PROUNI - Programa do governo, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação. 

Sobre as inscrições 

Inscrições: 19 a 22 de janeiro

Resultado da primeira chamada: 25 de janeiro 

Resultada segunda chamada: 12 de fevereiro

Quem não for selecionado nas chamadas regulares poderá participar da lista de espera no período de 26 a 29 de fevereiro

Quem pode participar?

Podem se inscrever aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, obtiveram no mínimo 450 pontos na média das notas e não zeraram a redação.

Alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar, ainda, pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

As bolsas integrais, de 100%, são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salários mínimos por mês. E as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Como Fazer a Inscrição?

Feita pelo portal do MEC, no link siteprouni.mec.gov.br com o número da inscrição e senha do Enem 2015.

Cada estudante pode concorrer a uma vaga em até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, indicando o tipo de bolsa (integral ou parcial) e a modalidade de vagas em ampla concorrência ou em política de ações afirmativas.

A classificação do aluno depende da nota de corte do curso, ou seja, a nota mínima para ser selecionado no curso escolhido, ou seja, a nota maior derruba a menor.

Caso consiga a bolsa, o candidato deve ir à instituição de ensino escolhida, onde apresentará os documentos comprobatórios das informações preenchidas no ato da inscrição no site do PROUNI 2016.


A FAM é parceira do programa, se tiver dúvidas fale com a gente pelo email: [email protected]



Deixe o seu comentário