Mulheres dominam o ensino superior

A rotina é dura para todos. Trabalho, estresse, academia e filhos, essas situações são comuns na vida da maioria dos homens e das mulheres.

Mas mesmo com essa correria, as mulheres arrumam um tempo para estudar e a cada dia ocupar um espaço no competitivo mercado de trabalho. Já foi a época em que a mulher não pensava no futuro profissional.

Aqui na FAM, por exemplo, são aproximadamente cinco mil alunos e, entre eles, 65% são mulheres. E ainda você não acredita no poder que elas têm?

A força da mulher está presente também em outras universidades brasileiras. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de mulheres que ingressam no ensino superior supera o de homens.

O percentual médio de ingresso de alunas até 2013 foi de 55% do total em cursos de graduação presenciais. Se o recorte for feito por concluintes, o índice sobe para 60%. Do total aproximado de 6 milhões de matrículas, 3,4 milhões foram de mulheres, contra 2,7 milhões do sexo oposto. Na conclusão dos estudos, 491 mil alunas formaram-se, enquanto 338 mil homens terminaram seus cursos em 2013.

Mas ainda assim, elas vivem um dilema de não reconhecimento financeiro e cargos de chefia, devido ao preconceito de gênero que ainda atinge as terras tupiniquins, situação que vem mudando ao longo dos anos.

E hoje, dia 8 de março, é comemorado o dia da mulher. Isso não quer dizer que, os outros 364 dias do ano, elas não possam ser agraciadas. Mas é uma data importante para lembrar a luta e a persistência da mulher brasileira.

Sendo assim, hoje e sempre, feliz dia da mulher!

Uma homenagem da Faculdade de Americana!!!


Deixe o seu comentário