Enade 2014: faltosos poderão pedir dispensa da prova até janeiro

DA REDAÇÃO - O GLOBO - 04/12/2014 - RIO DE JANEIRO, RJ

Estudantes formandos que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2014 no último dia 23 de novembro poderão solicitar dispensa da prova até o final de janeiro. A possibilidade consta em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (04).

Alunos que estejam concluindo cursos de graduação no ensino superior e que são convocados para o Enade precisam realizar o exame para conseguir colar grau e obter o diploma de conclusão. Com a nova medida, quem tiver a solicitação de dispensa deferida também será incluído no Relatório de Regularidade do Enade 2014 e terá inscrito no histórico escolar o deferimento do pedido.

De acordo com a portaria, as solicitações de dispensa deverão ser formalmente apresentadas diretamente à instituição na qual o estudante está matriculado. Será ela que avaliará os pedidos até dia 30 de janeiro de 2015.

Pode ser usado como justificativa para a ausência: motivos de saúde, acidente, assalto, casamento (ocorrido até nove dias antes da prova), atividade curricular ou afim, luto, acompanhamento de cônjuge, licença maternidade, licença paternidade, trabalho, atividades de ensino à distância. O formando deverá apresentar documentos que comprovem uma dessas justificativas.

Se o pedido for indeferido, o estudante ainda poderá solicitar dispensa diretamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio de endereço eletrônico que estará disponível no portal do órgão entre os dias 04 e 17 de fevereiro de 2015.

Neste caso, formando deve apresentar requerimento de dispensa do Enade 2014, declaração original de inscrição do aluno no Enade, original ou cópia de documento comprobatório de impedimento de participação no Enade 2014. Todos os documentos deverão ser submetidos em formato de PDF.

Caso a solicitação seja indeferida pelo Inep, não caberá mais recurso.



Deixe o seu comentário