7 perguntas e respostas sobre Redações no Vestibular

O departamento de imprensa da Faculdade de Americana conversou com o professor Eryvelton Baldin para entender um pouco mais sobre o que o candidato deve fazer para se dar bem nas redações de vestibulares.


1 - Que temas você acha que têm chances de cair nas redações? A ideia aqui é citar quais assuntos podem ser abordados pelos principais vestibulares do país.

Os 50 anos do Golpe Militar no Brasil

Comemoração dos 25 anos da Queda do Muro de Berlim

O grande surto de ebola

Nelson Mandela e seu legado na África do Sul

Leilões do Pré-Sal

Manifestações populares no Brasil

O plebiscito sobre Reforma Política

A Comissão da Verdade

Olimpíadas e Copa do Mundo

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa


2 - Como se sair bem na redação?

É importante que o candidato saiba administrar sua performance em dois momentos cruciais. Antes e durante a prova. Antes da prova há a necessidade de ler muito a respeito de atualidades. Jornais, revistas, portais de informação e Blogs são cruciais nesta tarefa. Durante a prova existe a necessidade de o candidato saber administrar muito bem o tempo que ele tem à disposição. Por este motivo sempre recomendamos que o candidato inicia a prova pela redação.

3 - Que tipos de erros os estudantes devem evitar na hora de redigir a redação?

Algumas orientações gerais:

1. Cuidado com erros gramaticas (principalmente após o Novo Acordo Ortográfico)

2. Seja objetivo, conciso e simples. Não tente utilizar palavras que não domina com precisão.

3. Não seja muito óbvio ou muito genérico.

4. Evite expressões vagas

5. Evite clichês (expressões populares de pouco ou nenhum efeito)


4 - O que não pode faltar em uma redação?

1. Um bom título

2. Um bom argumento que sirva de linha guia de sua redação.

2. Linearidade de argumentação. Ter começo, meio e fim claros.

3. Coesão textual. Para manter a redação fluida e uma leitura fácil e gostosa.


5 - Como o estudante deve se comportar no vestibular em relação à redação? É importante fazer a redação primeiro e já passar a limpo antes de começar a responder as questões?

Principalmente no caso do ENEM que possuí enunciados de questões muito longos, sugerimos que o candidato inicie a prova pela Redação. Estas provas requerem um nível de atenção e concentração muito elevados que vai causando cansaço. Portanto, iniciar pela redação é crucial. Mas se você se deparar com um tema muito difícil ou com o qual não tenha tido contato através de seus estudos, vá para o caderno de questões. Muitas vezes existem questões que tratam do mesmo tema e que podem servir de inspiração para a hora em que você for trabalhar na redação. Na dúvida, inicie sempre com a redação pois se faltar tempo é preferível chutar nas questões alternativas do que zerar na redação.


6 - Essa pergunta não é sobre redação, mas faz parte do vestibular. Quanto tempo antes de acabar o prazo para entregar a prova o aluno deve se preocupar em prestar atenção no preenchimento do gabarito?

Depende do tamanho da prova. No caso de provas do ENEM por exemplo que tem 90 questões por dia de prova, o ideal é considerar pelo menos 20 segundos por questão. Só aí são 30 minutos. Provas menores e mais simples, separe de 10 a 15 minutos para preencher e revisar o gabarito.


7 - Pensando no vestibular como um todo: quais dicas são bem-vindas para o estudante se sair bem no dia?

Um bom preparo é fundamental e ele começa no 1o. dia do ensino médio. De nada adianta participar por 3 anos das aulas do ensino médio acreditando que depois você estudará por 2 finais de semana e irá se sair bem num Vestibular. É importante ter visão estratégica de longo prazo visando seu objetivo.

Para a data do processo seletivo, a melhor dica é esquecer dele. Ter uma boa noite de sono, se alimentar bem, se hidratar bastante e fazer atividades que te deixem relaxado e à vontade como escutar músicas, ler um bom romance, assistir à um bom filme, fazer uma caminhada ou algo do tipo. Não fique querendo estudar 1 milhão de assuntos no dia do processo. Isto apenas lhe prejudicará.


Nome: Eryvelton Baldin

Professor dos cursos de Administração, Marketing, Logística e Comércio Exterior.

Gerente do Depto. Comercial e Marketing da Faculdade de Americana e um dos coordenadores dos Processos Seletivos da FAM.



Deixe o seu comentário