Relações públicas internacionais: um olhar da profissão na America Central

Data: 05 de fevereiro de 2015 - 19h

Palestra: Relações públicas internacionais: um olhar da profissão na América Central, com o Dr. Venancio Elias Caballero Córdoba.

Local: Auditório Jamil Salomão da FAM - Faculdade de Americana.

**Evento destinado a alunos FAM e público externo.

Público externo: entrada pela Recepção de visitantes - ao lado da Portaria 4 (Av. Joaquim Boer, 733 - Jardim Luciene - Americana/SP).

Inscrições abertas até às 16h do dia 05/02. PARTICIPE!!

Inscreva-se aqui

O Palestrante: PROF. DR. VENANCIO ELÍAS CABALLERO CÓRDOBA

* É Licenciado em Relações Públicas, formado pela Faculdade de Comunicação Social, Escola de Relações Públicas da Universidade de Panamá – 1995

* Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) – Brasil – 2002.

* Doutor em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) – Brasil, 2006.

* Conta com um Curso de Especialização em Docência Superior – Decanato de Pós-graduação da Universidade Especializada das Américas (UDELAS) – Panamá, 2011.

* De abril a junho de 2011 realiza um Pós-doutorado de Curta Estadia na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Valência – Espanha, (bolsa de estudo da Fundação Carolina e Fundação Universia da Espanha).

* Único panamenho em ganhar bolsa do Programa Erasmus Mundus – PRECIOSA da União Européia para realizar estágio de dois meses (2 de março de 2014 a 2 de maio de 2014), como docente e pesquisador no Departamento de Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação da Universidade de Granada (UGR) – Granada, Espanha.

* Participa ativamente em grupos organizados; é Membro Fundador do Colégio de Relações- Públicas do Panamá (COREPPA), do qual formou parte de sua primeira diretoria. Foi Diretor Administrativo do Grêmio de Comunicadores Associados (GRECA-Panamá). Durante seus estudos de graduação foi Membro do Circulo de Estudantes de Relações Públicas (Universidade de Panamá).

* No mundo da comunicação, iniciou sua experiência profissional como Locutor e Programador de Música na Emissora - Radio10 F.M. – 1987.

* Em 1988, formou parte da Seção de Relações Públicas na Divisão de Comunicação Social do Banco Nacional do Panamá (Casa Matríz).

* Na década dos 90, foi colaborador nos Programas de Radio: “A Verdade de São Miguelito” e “A Verdade dos Fatos”, ambos na Emissora - KW Continente - 1992-93.

* CO-produtor da Rádio Revista: “MATIZES”, Emissora - Rádio Livre – 1994.

* Produtor e Diretor da Rádio Revista: “MUNDO TURÍSTICO E MAIS...”, Emissora - Radio Mia / Cadeia Nacional - 1995-96.

Foi Agregado Cultural e Relações-Públicas no Consulado Geral do Panamá em São Paulo, Brasil, de 5 de janeiro de 2005 até 20 de setembro de 2006.

* Criador da Diretoria de Comunicação na Universidade Especializada das Américas, sendo seu primeiro diretor desde 1 de fevereiro de 2007 até setembro de 2008.

* Coordenador da Comunicação Estratégica da Diretoria de Avaliação da Gestão e Qualidade Universitária - Universidade Especializada das Américas – outubro 2008-fevereiro 2013.

* Atualmente Diretor Encarregado da Diretoria de Cooperação Técnica e Relações Internacionais da Universidade Especializada das Américas – março 2013 até hoje.

* Em relação a sua experiência como docente na educação superior, no Brasil foi professor assistente nas disciplinas: CRP 0396 Planejamento em Relações Públicas e CRP 0387 - Comunicação Organizacional; ambas na Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Universidade de São Paulo.

* No Panamá, ministrou aulas nas Universidades Latina e na Americana UAM (ambas privadas). Atualmente forma parte do corpo docente do Mestrado em Relações Públicas Corporativas, sendo responsável pelas Disciplinas: RPC 706 – Oficina de Comunicação Integrada Estratégica e RPC 714 – Trabalho de Grau, Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Panamá.

* Para fortalecer seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional, de forma sistemática assiste a atividades de extensão tais como: congressos, simpósios, seminários, oficinas, foros e conferências a nível nacional e internacional, como participante e como palestrante.

* Seu mais recente artigo foi publicado na Revista ALAIC N° 13 da Associação Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação, e se titula “As Relações Públicas na América Central: Origem, Evolução e Prática”, que aborda os resultados mais relevantes de sua tese doutoral, produto de uma ampla pesquisa de campo realizada durante mais de dois (2) meses em seis (6) países centro-americanos.


--



Deixe o seu comentário