Elas são maioria

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. E por isso, o tema do nosso espaço sobre educação no Jornal da Cidade é a mulher.

E fato que na grande parte das Instituições de Ensino Superior, inclusive na Faculdade de Americana, é crescente a participação do universo feminino nas salas de aula tanto como alunas quanto professoras.

E este argumento é comprovado com números, uma apresentação de outubro do ano passado com estatísticas de comparação dos dez primeiros anos deste século com o tema: Estatísticas de Gênero – Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010, produzido pelo IBGE em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e a Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, mostrou que havia um contingente maior de mulheres entre os universitários de 18 a 24 anos de idade, representando 57,1% do total de estudantes que freqüentam o ensino superior. E dentro dessa faixa etária citada, 15,1% das mulheres freqüentavam o ensino superior contra 11,4% dos homens. E com isso o nível educacional feminino é maior do que o dos homens na faixa etária dos 25 anos ou mais. A pesquisa mostrou também que o número de mulheres com ensino superior completo é 2,6% maior que o dos homens.

Na FAM, estes números mostram o universo feminino ainda maior, são 65% de mulheres estudantes contra 35% de homens. E com alunas nos mais variados cursos oferecidos pela Instituição, que ao todo somam 25 cursos.

Com estes números observamos que os movimentos sociais travados desde o século passado, ou até mais, que buscavam espaço, hoje já conquistam resultados. É verdade também que existem mulheres que recebem menos do que homens exercendo a mesma profissão. Mas com tanta luta essa discriminação pode um dia terminar. A luta continua!

Fica aqui nosso parabéns à todas as mulheres, especialmente vocês que fazem parte do mundo da Faculdade de Americana, que somam 2500 alunas e, claro, a você leitora deste espaço! Até ao nosso próximo encontro!

Por: Alex Ferreira, assessor de imprensa FAM



Deixe o seu comentário