Grupo de alunos de Nutrição realizam atendimentos em Nova Odessa

Alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Americana, em parceria com a prefeitura de Nova Odessa, realizam acompanhamento nutricional nas escolas da cidade sob orientação de Glenys Mabel Caballero Córdoba coordenadora do curso na Instituição, Profa. Joseane Almeida Santos Nobre e a Nutricionista do Setor de Alimentação Escolar Juliana Savitzky.

O trabalho dos alunos de Nutrição da Faculdade de Americana tem como objetivo a identificação dos desvios nutricionais e os hábitos alimentares dos alunos matriculados nas escolas do município.

Durante os dias 6 e 7 de maio, um grupo de alunos da FAM estiveram em escolas fundamentais e de nível médio de Nova Odessa. Foram calculados as estimativas da prevalência de baixa estatura, baixo peso, sobrepeso e obesidade em crianças a partir dos indicadores estatura/idade (E/I) e índice de massa corporal/idade (IMC/I).

Os dados coletados foram inseridos no programa de nutrição ANTHRO para estabelecer a idade e os índices antropométricos. O software Anthro foi produzido pela OMS – Organização Mundial de Saúde e é utilizado por estados como Curitiba e Santa Catarina, estes que possuem melhor índice de qualidade de vida no Brasil.

O sobrepeso em crianças é influenciado pela inadequação dos hábitos alimentares e, contribuem para o surgimento precoce de algumas doenças, tais como, o diabetes e a hipertensão. Através dos dados coletados e outros fornecidos pela escola, os futuros nutricionistas da FAM montam a merenda escolar substituindo o que não é bem aceito por outras opções saudáveis. Ainda, crianças abaixo e acima do peso são acompanhadas em atendimentos individuais junto à suas famílias. O acompanhamento é realizado durante todo o ano.

A FAM – Faculdade de Americana parabeniza a Coordenadora do curso de Nutrição Glenys Mabel Caballero Córdoba e seus respectivos alunos pela iniciativa.





Deixe o seu comentário