Técnico em Automação Industrial

Informações
do Curso

Duração

18 meses (1200h)

Período

Matutino/Noturno

Valor

249,00*
* Valores praticados para alunos matriculados para o ano letivo de 2017 e mensalidades pagas até o dia 7 de cada mês.

Observações

- Para candidato que concluiu ou está cursando o Ensino Médio regular: 
possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. 
- Para candidato que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA: 
possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre do EJA ou 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos do EJA, ou Boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC, ou Certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas. 
- Para candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM: possuir Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio expedido por órgão competente.

Início

Fevereiro / 2017

Descrição do Curso

Realiza manutenção, medições e testes em equipamentos de controle e de potência utilizados em automação de processos industriais da planta. Realiza diagnóstico e levantamento de instalação de equipamentos; aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica instrumentos e coordena equipes de instalação, montagem e manutenção. Elabora projetos, executa e instala sistemas de controle e automação. Planeja, analisa e inspeciona equipamentos eletroeletrônicos.

Mercado de Atuação

Indústrias com linhas de produção automatizadas, químicas, petroquímicas, de exploração e produção de petróleo. Aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico. Empresas de manutenção e reparos. Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade.

Perfil do Egresso

Realiza integração de sistemas de automação. Emprega programas de computação e redes industriais no controle da produção. Propõe, planeja e executa instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza manutenção em sistemas de automação industrial. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Atua no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Recursos do Curso

Biblioteca e videoteca com acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas específicos. Laboratório de eletricidade e eletrônica. Laboratório de Acionamentos Elétricos. Laboratório de Máquinas Elétricas. Laboratório de Instalações Elétricas. Laboratório de sistemas digitais. Laboratório de eletro hidráulico e eletropneumática. Laboratório de Controle e Automação.

Grade Curricular

Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais
Automação Eletrônica
Comunicação Empresarial
Controle e Servomecanismo
Desenho Técnico
Eletricidade Básica
Eletrônica Básica
Empreendedorismo
Estágio Supervisionado
Inglês Instrumental
Instalações Elétricas
Lógica Computacional
Máquinas Elétricas e Equipamentos Industriais
Matemática Aplicada
Microprocessadores e Microcontroladores
Programação Orientada a Objetos
Redes Industriais
Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS
Sensores e Atuadores
Sistemas Automatizados
Sistemas Supervisórios

Coordenador

Carlos Fielde de Campos

E-mail do Curso

cursostecnicos@fam.br

Técnico em Automação Industrial