Histórico

A FAM foi credenciada pelo MEC, através da Portaria nº 766 de 18/05/1999, quando foi autorizado o curso de Letras Português/ Inglês. Na mesma data foi publicada no Diário Oficial da União a autorização do Curso de Administração, seguida do Curso de Turismo, em 23/06/1999 e do Curso de Pedagogia, em 29/06/1999.

O primeiro Processo Seletivo foi realizado em julho de 1999, com a abertura de 380 vagas para os cursos autorizados. Matricularam-se 215 alunos, sendo 76 em Administração, 37 em Letras Português/ Inglês, 74 em Pedagogia e 28 em Turismo. As aulas foram iniciadas em agosto do mesmo ano.

Desde seu credenciamento, a FAM vem crescendo contínua e solidamente e investindo no município de Americana e em toda a região, principalmente na busca de resultados qualitativos no Ensino Superior. 

Atualmente a Instituição oferece os seguintes cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Relações Públicas, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Letras Português/Inglês, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Design Gráfico e Tecnologia em Recursos Humanos.

O público alvo da FAM é formado por concluintes do Ensino Médio e Profissionalizante, e também por profissionais que buscam qualidade de ensino.

Para atender esse público, a FAM conta com professores altamente qualificados (mestres e doutores), projetos de cursos elaborados de acordo com as diretrizes curriculares aprovadas pelo MEC, além de toda a infraestrutura necessária para atingir os objetivos propostos, como biblioteca, laboratórios e demais dependências administrativas.

Consciente de sua missão institucional, a FAM tem contribuído para a geração de empregos diretos e indiretos. Os projetos de extensão da FAM atendem as diversas esferas administrativas, municipais e estaduais, oferecendo cursos de capacitação profissional, reciclagem, atendimento às comunidades carentes, palestras sobre temas atuais de interesse geral, entre outros.

A Faculdade de Americana atua também em duas novas atividades educacionais. A FAM foi a primeira Instituição de Ensino Superior de Americana a oferecer os cursos técnicos gratuitos, o Pronatec. Além dos cursos técnicos, a FAM oferece também especialização com a chegada da Pós Graduação. Uma nova oportunidade para quem deseja se especializar após o término da graduação.

Em 2014, a FAM completou 15 anos. No total, a Faculdade de Americana tem aproximadamente 10 mil alunos egressos. E no cotidiano da Instituição são 6 mil alunos que passam pelos corredores da faculdade de segunda a sexta.

Faculdade de Americana. Ensino de qualidade e Responsabilidade Social.

Histórico