Importância das dimensões do conteúdo e prática sistemática de exercícios de força na Educação Física Escolar.

Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de inserção de exercícios de força na Educação Física Escolar e como organizar o ensino da capacidade motora força de acordo com as dimensões conceitual, atitudinal e procedimental. Utilizamos para este estudo 16 professores que responderam questionário com 4 excertos de autores. Os sujeitos discorriam dando suas opiniões e também 4 questões objetivas em escala de Likert de cinco pontos sendo (1-Nada importante = NI, 2-Pouco importante = PI, 3-Medianamente importante = MEI, 4-Importante = I, 5-Muito importante = MI), e espaço para comentários acerca das questões objetivas. Para a apresentação dos resultados das questões dissertativas e comentários utilizou-se análise inferencial individual e coletiva. Para a coleta das respostas objetivas utilizou-se freqüência absoluta e relativa. De acordo com os resultados i) mencionou-se a importância em ultrapassar a dimensão exclusivamente procedimental tradicional na Educação Física Escolar e ampliar sua área de alcance para as dimensões conceitual e atitudinal para possíveis aulas que estejam inseridos exercícios de força, ii) destacou-se a importância de objetivar o ensino da capacidade força considerando sua aplicação nos diferentes esportes, na proposta de treinamento ou demais atividades, contextualizando a prática a partir de uma discussão capaz de incentivar a reflexão dos alunos, iii) percebeu-se que os exercícios de força em aulas de Educação Física Escolar são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e capacidades, porém, devem atender as necessidades integrais das crianças e jovens, assim como contemplar sua aplicação lúdica. Concluí-se que a maioria dos professores considera importante a prática de exercícios de força na Educação Física Escolar, sendo que a dimensão atitudinal dos conteúdos assume maior importância. Também verificou-se a necessidade de promover a reflexão dos alunos em aulas envolvendo a prática de exercícios de força.

Por:Denise dos Santos Pereira

Orientador: Profº Ms Tiago Volpi Braz

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