Habilidades
Desenvolva competências para identificar dificuldades de aprendizagem, transtornos e síndromes, promovendo intervenções que transformam a qualidade de vida e a inclusão social.
Base Teórica e Prática
Aprofunde seus conhecimentos em Neurociência, Psicologia Cognitiva e Pedagogia para compreender e atuar nos processos de aprendizagem de forma contemporânea e eficaz.
Professores Especialistas
Estude com especialistas renomados que aliam teoria e prática, preparando você para enfrentar os desafios do mercado com excelência.
Formação Transformadora
Adquira uma visão ampla da aprendizagem humana, unindo avaliação e intervenção clínica para promover o “aprender” de forma inclusiva e significativa.
Sobre o curso
A Pós-graduação em Neuropsicopedagogia da FAM oferece uma formação completa para profissionais que desejam compreender e atuar nos processos de aprendizagem humana. Com base em Neurociência, Psicologia Cognitiva e Pedagogia, o curso capacita especialistas para identificar dificuldades de aprendizagem, transtornos e síndromes, além de desenvolver estratégias de intervenção que promovem a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. É uma oportunidade de transformar vidas e contribuir para uma educação mais acessível e eficaz.
A Faculdade de Americana nasceu do sonho de impactar as pessoas através da alta qualidade de ensino com responsabilidade social. E hoje é a única a oferecer ensino voltado para o mercado de trabalho e serviços para a comunidade. Instituição renomada da Região Metropolitana de Campinas, que contribui para o crescimento dos novos profissionais para o mercado de trabalho com Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades Presencial e Ensino a Distância.
Preza pelos valores humanísticos e pelo ensino na prática, sendo construídos através das nossas Clínicas-escolas onde os alunos podem estagiar prestando serviço à comunidade. É a maior estrutura de ensino de toda região com 40 mil metros quadrados de estrutura com mais de 80 laboratórios, 120 salas de aula, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, campo de futebol, Clínicas de saúde, Sala do Júri, Estúdios de áudio, vídeo e fotografia.
Matriz Curricular
Neurociência
Módulo 1 | Estudo dos fundamentos de neurociências aplicados à educação, incluindo funcionamento cerebral, memória, atenção, emoções, motivação e autorregulação, além de uma visão geral da história da neurociência cognitiva e suas implicações educacionais. – 24 horas
Neurobiologia
Módulo 2 | Estudo dos fundamentos e estrutura do sistema nervoso, incluindo bases neuroanatômicas e neurofisiológicas, e sua relação com o processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e comportamental. – 24 horas
Neurodesenvolvimento e Transtornos
Módulo 3 | Estudo do desenvolvimento humano e transtornos/síndromes que afetam a aprendizagem e funções motoras, com base nos manuais DSM-V, CID-10 e CIF, abordando alterações físicas, comportamentais e emocionais e seus impactos na aprendizagem. – 24 horas
Neuropsicofarmacologia
Módulo 4 | Conhecimento sobre CID-10 e DSM-V para entender psicopatologias e os efeitos de medicamentos psicofármacos no cérebro e na aprendizagem. – 24 horas
Dificuldades de Aprendizagem
Módulo 5 | Conceito de dificuldade de aprendizagem, distinguindo entre dificuldades comuns e específicas, considerando fatores intrínsecos (intelectuais e desenvolvimentais) e extrínsecos (ensino adequado), e abordando diferenças no processo de aprendizagem para promover inclusão e equidade. – 24 horas
Corpo, Cérebro e Dislexia
Módulo 6 | Conhecer as bases neurológicas da linguagem, bem como suas alterações nas modalidades oral e escrita. Analisar referenciais teóricos que contribuam com a avaliação clínica para identificação de possíveis transtornos da linguagem e suas relações com aspectos neuropsicomotores. – 24 horas
Aprendizagem Matemática e Discalculia
Módulo 7 | Estudo das bases neurológicas da aprendizagem matemática com compreensão contextual da discalculia e entendimento sobre as relações entre o aprendizado matemático e os aspectos neuropsicomotores. Compreensão de possibilidades para avaliação de processos de aprendizagem matemática. – 24 horas
Atenção, Memória e Aprendizagem
Módulo 8 | Estudar o papel da atenção e da memória no processo de aprendizagem, a partir de pressupostos neurocientíficos. Entender sobre transtornos, síndromes e recursos que envolvam processos atencionais e memorísticos. Compreender as relações entre atenção, memória e neuropsicomotricidade. – 24 horas
Funções Executivas e Autorregulação
Módulo 9 | Estudo das funções executivas, autorregulação e suas relações com transtornos do desenvolvimento, como TDAH e TEA, e a psicomotricidade, considerando desafios em diferentes etapas da vida. – 24 horas
Emoções e Aprendizagem
Módulo 10 | Estudar o papel das emoções na aprendizagem, no
comportamento motor e nas relações interpessoais. Compreender os princípios da
psicomotricidade relacional. – 24 horas
Recursos Lúdicos e Aprendizagem
Módulo 11 | Atividades lúdicas como recurso para desenvolvimento integral, promovendo habilidades psicomotoras, interação, fruição e diversão, além de explorar sentimentos, pensamentos e criatividade. – 24 horas
Fundamentos da Neuropsicopedagogia Clínica
Módulo 12 | Estudo da Neuropsicopedagogia: conceito, definição, bases teóricas e aplicações práticas em instituições e clínica, incluindo avaliação e intervenção em aspectos cognitivos como linguagem, matemática, afetividade, memória, atenção e funções executivas. – 24 horas.
Atividades Práticas: Avaliação e Intervenção
Módulo 13 | Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica: estudo e prática da avaliação clínica, construção do RAN, levantamento de hipóteses diagnósticas e intervenção para diminuir dificuldades de aprendizagem em equipe multiprofissional. – 80 horas
Estágio Supervisionado
Módulo 14 e 15 | Estudo e prática da avaliação neuropsicopedagógica clínica, elaboração do Relatório de Avaliação Neuropsicopedagógico (RAN) e intervenção para diminuir dificuldades de aprendizagem, em equipe multiprofissional. – 160 horas.
Estágio Supervisionado
Módulo 16 | Compreensão de metodologia quantitativa, qualitativa,
subjetiva e objetiva. Fichamento e levantamento bibliográfico. Elaboração de pré-artigo,
conforme normas da ABNT. – 22 horas.
Metodologia Científica e Artigo
Módulo 17 | Elaboração de artigo, conforme normas da ABNT.
Apresentação do artigo. Construção de rede profissional com os colegas de curso e
outras entidades/pessoas. 30 horas.
TCC
TCC: Socialização de estudos e formação de rede profissional – 30 horas.