Professores renomados
Professores reconhecidos e atuantes na área da psicologia escolar e projeto de curso elaborado de acordo com a legislação vigente e orientações técnicas do CFP.
Conceitos teórico-práticos
Atue de forma multiprofissional no campo da Psicologia escolar, colaborando com outros profissionais da área da educação para promover um ambiente de aprendizado saudável e acolhedor.
Demanda mercadológica
A promulgação da Lei 13.935/2019 dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica. Fortalecendo a Lei no 6.539/21 do município.
Curso Presencial
Modalidade presencial, aos sábados, com aulas quinzenais no horário de 9h00 às 16h00 com horário de intervalo para o almoço.
Mercado de trabalho
Psicologia Escolar e Educacional forma profissionais para atuar no apoio psicológico e desenvolvimento emocional de estudantes, promovendo um ambiente educacional saudável.
Sobre o curso
O curso de pós-graduação, em nível de especialização “lato sensu” em Psicologia Escolar e Educacional visa formar os especialistas com uma visão macro da psicologia escolar e educacional segundo uma perspectiva crítica e de acordo com a realidade brasileira, uma vez que a demanda por profissionais éticos e capacitados para atuação na área vem aumentando e os cursos oferecidos ainda são escassos.
Assim o especialista formado no curso de pós- graduação em Psicologia Escolar e Educacional da FAM será capaz de compreender e praticar a psicologia escolar, com ética, segurança e responsabilidade nas instituições de ensino.
A Faculdade de Americana nasceu do sonho de impactar as pessoas através da alta qualidade de ensino com responsabilidade social. E hoje é a única a oferecer ensino voltado para o mercado de trabalho e serviços para a comunidade. Instituição renomada da Região Metropolitana de Campinas, que contribui para o crescimento dos novos profissionais para o mercado de trabalho com Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades Presencial e Ensino a Distância.
Preza pelos valores humanísticos e pelo ensino na prática, sendo construídos através das nossas Clínicas-escolas onde os alunos podem estagiar prestando serviço à comunidade. É a maior estrutura de ensino de toda região com 40 mil metros quadrados de estrutura com mais de 80 laboratórios, 120 salas de aula, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, campo de futebol, Clínicas de saúde, Sala do Júri, Estúdios de áudio, vídeo e fotografia.
Matriz Curricular
Ensino Básico no Brasil
Módulo 1 – EAD | Unidade I – Estrutura do ensino básico, formação de cargos escolares e funções, e normas legais da educação nacional. – 12 horas
Bases históricas
Módulo 1 – EAD | Unidade II – Psicologia educacional como campo de atuação e conhecimento, desenvolvimento histórico, perspectivas atuais e relações político-econômicas na educação. – 12 horas
Bases Teóricas
Módulo 1 – EAD | Unidade III – Bases teóricas e metodológicas da PEE, psicologia escolar crítica, psicologia histórico-cultural e desafios nas práticas no Brasil. – 12 horas
Políticas Públicas
Módulo 2 | Unidade I – Apresentação crítica das políticas públicas em educação e afins; os limites e possibilidades da lei Lei no 13.935. – 15 horas
Trabalho em rede
Módulo 2 | Unidade II – Relações entre saúde pública e trabalho do psicólogo escolar, função nos fluxos de informação e encaminhamento, risco e vulnerabilidade social. – 18 horas
Projeto Político Pedagógico
Módulo 3 | Unidade I – Conceito, constituição e importância do projeto político pedagógico; limites e possibilidade da participação do psicólogo escolar na construção do documento e na sua exequibilidade. – 15 horas
Processos de ensino e aprendizagem
Módulo 3 | Unidade II – Queixa e fracasso escolar na psicologia escolar crítica, cenário atual da educação no Brasil, desafios e funções do psicólogo escolar, atividades e trabalho multiprofissional. – 15 horas
Formação continuada de docentes
Módulo 3 | Unidade III – Formação continuada de professores, possibilidades teórico-metodológicas, atuação do psicólogo escolar e desafios éticos, políticos e econômicos da educação no Brasil. – 15 horas
Educação inclusiva e especial
Módulo 3 | Unidade IV – Escolarização de pessoas com deficiência, Educação Especial e Inclusiva, conceitos-chave, Política Nacional de Educação Especial, atendimento educacional especializado, papel do psicólogo escolar e relações com saúde e assistência social. – 15 horas
O trabalho com grupos
Módulo 3 | Unidade V – Aspectos teórico-metodológicos do trabalho com grupos, especialmente no âmbito escolar; plano de intervenção em grupos (avaliação, intervenção, avaliação); planejamento de atividades.– 18 horas
Plantão e acolhimento psicológico
Módulo 3 | Unidade VI – Plantão e acolhimento escolar, planejamento, atendimento, encaminhamento, desafios, possibilidades, limites e relações entre psicólogo e atores escolares. – 18 horas
Produção de documentos
Módulo 3 | Unidade VII – documentos pertinentes ao trabalho do psicólogo escolar: como produzir e quais aspectos contemplar; fluxo de informações entre os atores escolares e a rede de saúde/social.– 15 horas
Violência escolar
Módulo 4 | Unidade I – Violência na escola, reflexões estruturais, enfrentamento, responsabilidades, órgãos competentes e violações de direitos. – 18 horas
Medicalização da infância
Módulo 4 | Unidade II – História dos processos de saúde e doença, medicalização da vida, e patologização da infância e adolescência, com foco nas relações entre medicalização e medicação. – 18 horas
Educação para a democracia
Módulo 4 | Unidade III – Gestão democrática; democracia; participação estudantil; cidadania; emancipação
humana. – 18 horas
Infância e adolescência
Módulo 4 | Unidade IV – Periodicidade segundo a Psicologia Histórico-Cultural; relações entre a periodicidade e as atividades do psicólogo escolar. – 15 horas
Família e o trabalho
Módulo 4 | Unidade V – Historicização das concepções de família com enfoque em suas manifestações
contemporâneas e os desafios do psicólogo escolar. – 18 horas
Redes Sociais
Módulo 4 | Unidade VI – Contribuições da ciência nos impactos ao desenvolvimento da criança e do adolescente mediante o uso das novas tecnologias; desafios e possibilidades do trabalho do psicólogo escolar.– 15 horas
Direitos humanos
Módulo 4 | Unidade VII – Relações da psicologia escolar com temas como: relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade. – 15 horas
Metodologia da Pesquisa
Módulo 5 | Unidade I – Epistemologia da pesquisa em Psicologia; métodos e paradigmas de pesquisa em
psicologia; elaboração de artigo científico. – 25 horas
TCC
Módulo 5 | Unidade II – Orientação e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – 20 horas
A FAM não para!
O que está esperando para avançar no seu futuro?