Psicologia Escolar e Educacional

Pós-Graduação

Psicologia Escolar e Educacional
Focado no apoio psicológico a estudantes, visando o desenvolvimento emocional, social e acadêmico dentro do ambiente escolar e educacional.
Focado no apoio psicológico a estudantes, visando o desenvolvimento emocional, social e acadêmico dentro do ambiente escolar e educacional.
Curso presencial
Conclusão em 24 Meses
FAM - Faculdade de Americana
2 Anos
Duração
Sábados quinzenalmente
Presencial
R$
712,00
*
Mensais
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Professores renomados

Professores reconhecidos e atuantes na área da psicologia escolar e projeto de curso elaborado de acordo com a legislação vigente e orientações técnicas do CFP.

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Conceitos teórico-práticos

Atue de forma multiprofissional no campo da Psicologia escolar, colaborando com outros profissionais da área da educação para promover um ambiente de aprendizado saudável e acolhedor.

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Demanda mercadológica

A promulgação da Lei 13.935/2019 dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica. Fortalecendo a Lei no 6.539/21 do município.

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Curso Presencial

Modalidade presencial, aos sábados, com aulas quinzenais no horário de 9h00 às 16h00 com horário de intervalo para o almoço.

Mercado de trabalho

Psicologia Escolar e Educacional forma profissionais para atuar no apoio psicológico e desenvolvimento emocional de estudantes, promovendo um ambiente educacional saudável.

Psicólogo Concursado

Média salarial

R$ 3.453,19

Psicólogo Escolar

Piso

R$ 4.968,00

Teto

R$ 7.600,00

Psicólogo Infantil

Piso

R$ 6.170,40

Teto

R$ 24.000,00

*O valor é correspondente a 24 parcelas de 712,00 totalizando R$17.088,00 o valor do curso.

Sobre o curso

O curso de pós-graduação, em nível de especialização “lato sensu” em Psicologia Escolar e Educacional visa formar os especialistas com uma visão macro da psicologia escolar e educacional segundo uma perspectiva crítica e de acordo com a realidade brasileira, uma vez que a demanda por profissionais éticos e capacitados para atuação na área vem aumentando e os cursos oferecidos ainda são escassos.

Assim o especialista formado no curso de pós- graduação em Psicologia Escolar e Educacional da FAM será capaz de compreender e praticar a psicologia escolar, com ética, segurança e responsabilidade nas instituições de ensino.

A Faculdade de Americana nasceu do sonho de impactar as pessoas através da alta qualidade de ensino com responsabilidade social. E hoje é a única a oferecer ensino voltado para o mercado de trabalho e serviços para a comunidade. Instituição renomada da Região Metropolitana de Campinas, que contribui para o crescimento dos novos profissionais para o mercado de trabalho com Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades Presencial e Ensino a Distância.

Preza pelos valores humanísticos e pelo ensino na prática, sendo construídos através das nossas Clínicas-escolas onde os alunos podem estagiar prestando serviço à comunidade. É a maior estrutura de ensino de toda região com 40 mil metros quadrados de estrutura com mais de 80 laboratórios, 120 salas de aula, quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, campo de futebol, Clínicas de saúde, Sala do Júri, Estúdios de áudio, vídeo e fotografia.

Matriz Curricular

Ensino Básico no Brasil

Módulo 1 – EAD | Unidade I – Estrutura do ensino básico, formação de cargos escolares e funções, e normas legais da educação nacional. – 12 horas

Bases históricas

Módulo 1 – EAD | Unidade II – Psicologia educacional como campo de atuação e conhecimento, desenvolvimento histórico, perspectivas atuais e relações político-econômicas na educação. – 12 horas

Bases Teóricas

Módulo 1 – EAD | Unidade III – Bases teóricas e metodológicas da PEE, psicologia escolar crítica, psicologia histórico-cultural e desafios nas práticas no Brasil. – 12 horas

Políticas Públicas

Módulo 2 | Unidade I – Apresentação crítica das políticas públicas em educação e afins; os limites e possibilidades da lei Lei no 13.935. – 15 horas

Trabalho em rede

Módulo 2 | Unidade II – Relações entre saúde pública e trabalho do psicólogo escolar, função nos fluxos de informação e encaminhamento, risco e vulnerabilidade social. – 18 horas

Projeto Político Pedagógico

Módulo 3 | Unidade I – Conceito, constituição e importância do projeto político pedagógico; limites e possibilidade da participação do psicólogo escolar na construção do documento e na sua exequibilidade. – 15 horas

Processos de ensino e aprendizagem

Módulo 3 | Unidade II – Queixa e fracasso escolar na psicologia escolar crítica, cenário atual da educação no Brasil, desafios e funções do psicólogo escolar, atividades e trabalho multiprofissional. – 15 horas

Formação continuada de docentes

Módulo 3 | Unidade III – Formação continuada de professores, possibilidades teórico-metodológicas, atuação do psicólogo escolar e desafios éticos, políticos e econômicos da educação no Brasil. – 15 horas

Educação inclusiva e especial

Módulo 3 | Unidade IV – Escolarização de pessoas com deficiência, Educação Especial e Inclusiva, conceitos-chave, Política Nacional de Educação Especial, atendimento educacional especializado, papel do psicólogo escolar e relações com saúde e assistência social. – 15 horas

O trabalho com grupos

Módulo 3 | Unidade V – Aspectos teórico-metodológicos do trabalho com grupos, especialmente no âmbito escolar; plano de intervenção em grupos (avaliação, intervenção, avaliação); planejamento de atividades.– 18 horas

Plantão e acolhimento psicológico

Módulo 3 | Unidade VI – Plantão e acolhimento escolar, planejamento, atendimento, encaminhamento, desafios, possibilidades, limites e relações entre psicólogo e atores escolares. – 18 horas

Produção de documentos

Módulo 3 | Unidade VII – documentos pertinentes ao trabalho do psicólogo escolar: como produzir e quais aspectos contemplar; fluxo de informações entre os atores escolares e a rede de saúde/social.– 15 horas

Violência escolar

Módulo 4 | Unidade I – Violência na escola, reflexões estruturais, enfrentamento, responsabilidades, órgãos competentes e violações de direitos. – 18 horas

Medicalização da infância

Módulo 4 | Unidade II – História dos processos de saúde e doença, medicalização da vida, e patologização da infância e adolescência, com foco nas relações entre medicalização e medicação. – 18 horas

Educação para a democracia

Módulo 4 | Unidade III – Gestão democrática; democracia; participação estudantil; cidadania; emancipação
humana. – 18 horas

Infância e adolescência

Módulo 4 | Unidade IV – Periodicidade segundo a Psicologia Histórico-Cultural; relações entre a periodicidade e as atividades do psicólogo escolar. – 15 horas

Família e o trabalho

Módulo 4 | Unidade V – Historicização das concepções de família com enfoque em suas manifestações
contemporâneas e os desafios do psicólogo escolar. – 18 horas

Redes Sociais

Módulo 4 | Unidade VI – Contribuições da ciência nos impactos ao desenvolvimento da criança e do adolescente mediante o uso das novas tecnologias; desafios e possibilidades do trabalho do psicólogo escolar.– 15 horas

Direitos humanos

Módulo 4 | Unidade VII – Relações da psicologia escolar com temas como: relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade. – 15 horas

Metodologia da Pesquisa

Módulo 5 | Unidade I – Epistemologia da pesquisa em Psicologia; métodos e paradigmas de pesquisa em
psicologia; elaboração de artigo científico. – 25 horas

TCC

Módulo 5 | Unidade II – Orientação e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – 20 horas

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