ENADE

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) conduzido pelo Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O principal objetivo do ENADE é avaliar e melhorar o ensino superior. Para atingir esse objetivo, o ENADE avalia, através de uma prova, tanto o conteúdo aprendido nas diferentes disciplinas do curso quanto às habilidades e competências desenvolvidas pelo concluinte.

Avalia também, através de um questionário direcionado aos estudantes e outro direcionado ao coordenador, o corpo docente, a infra-estrutura e a organização dos cursos.

Os dois questionários juntamente com a nota da prova resultam na nota do curso.

1. O que é o ENADE?

O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão.

2. O ENADE é obrigatório?

O ENADE constitui-se componente obrigatório, sendo a situação regular com relação a essa obrigação inscrita no histórico escolar do estudante. O estudante selecionado que não comparecer ao ENADE estará em situação irregular.

3. Quais os instrumentos básicos do ENADE?

A prova;

O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;

O questionário do estudante;

O questionário do coordenador (a) do curso.

4. Inscrições no ENADE 2022

O Enade 2022 será aplicado aos estudantes concluintes dos cursos da FAM das áreas de:

Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Marketing.

As inscrições são de responsabilidade dos estudantes e devem ser feitas exclusivamente por meio do Sistema Enade.

I – Conceitos obtidos pela IES nas avaliações externas institucionais e de curso

 

IGC – Índice Geral de Cursos

 

2010      2011     2012      2013     2014      2015     2016      2017      2018     2019

1,89        1,95       2,15      2,41       2,41       2,49      2,47       2,47       2,39      3,0

 

CI – Conceito institucional – 4 (2015) – Portaria de Recredenciamentonº1454, de 12 de dezembro de 2016.

 

Credenciamento da EAD – Conceito 4 – Portaria nº 335, de 10 de março de 2017.

 

II – Histórico da evolução dos conceitos dos cursos FAM, clique aqui.

REGULAMENTO

PROMOÇÃO “OS MELHORES RESULTADOS DO ENADE 2022”

 

CAPÍTULO I

DA PROMOÇÃO

 

Art. 1º – O presente regulamento institui a promoção “Os melhores resultados do ENADE 2022” e define suas regras para premiar os alunos da Faculdade de Americana – FAM que realizarem o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2022, de acordo com as condições exigidas no presente regulamento.

 

Parágrafo Primeiro – Trata-se de promoção que visa estimular e fomentar o empenho dos alunos participantes do ENADE2022, a ser realizado no dia 27 de novembro de 2022, em Americana ou outro local definido pelo Ministério da Educação – MEC, premiando-os pelo desempenho alcançado no exame, valendo este regulamento e decorrente premiação apenas para este exame e seus alunos concluintes inscritos no ENADE que estiverem em situação regular junto ao MEC, sendo certo que tais regras não se aplicarão a exames futuros ou passados, diversos deste.

 

Parágrafo Segundo – Conforme legislação específica, somente participarão do ENADE2022 os alunos concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Marketing.

 

CAPÍTULO II

DA CATEGORIA PARA A PREMIAÇÃO

 

Art. 2º – A FAM premiará os alunos na categoria ‘concluinte’.

 

Parágrafo Primeiro – Considerar-se-á concluinte o aluno devidamente inscrito pela coordenação do curso no exame, conforme listagem oficial encaminhada ao INEP/MEC, divulgada aos alunos, e que realizar a prova do ENADE, sendo:

  1. a) Concluintes de cursos de bacharelado ou licenciatura aqueles que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação das inscrições de 2022 ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2023.
  2. b) Concluintes de cursos superiores de tecnologia aqueles que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação das inscrições de 2022 ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro de 2022.

 

 

 

CAPÍTULO III

DO PRÊMIO E DAS CONDIÇÕES PARA PREMIAÇÃO

 

Art. 3º – A premiação e suas condições são:

  1. Será sorteado um tablet entre os alunos de cada curso participante, independentemente do número de alunos e da nota individual obtida na prova do ENADE, que atenda as demais condições abaixo.
  2. O curso deve ter obtido conceito ENADE 2022 e, cumulativamente, CPC – Conceito Preliminar do Curso 2022, igual ou superior a 3 (três).
  • Os alunos que participarão do sorteio serão os inscritos e informados como participantes em situação regular junto ao ENADE, de acordo com relatório emitido pelo INEP/MEC, até o final do ano.

 

Parágrafo Primeiro – São considerados participantes em situação regular os alunos que realizarem a prova, permanecendo o tempo mínimo na sala de aplicação, assinarem lista de presença e preencherem o questionário do estudante, de acordo com as datas e regras definidas pelo MEC.

 

Parágrafo Segundo – Não será considerado participante em situação regular, para efeito de premiação, o aluno que justificar sua ausência no exame e/ou mesmo que vier a ter sua regularidade deferida pelo INEP/MEC sem que tenha participado da prova.

 

Parágrafo Terceiro – Não haverá premiação para o curso que ficar Sem Conceito (SC) em virtude da ausência dos concluintes presentes no exame ou se não houver concluinte inscritos.

 

Parágrafo Quarto – Não poderão concorrer ao sorteio os colaboradores da instituição mesmo que sejam considerados participantes em situação regular, visando manter a lisura e transparência do processo.

 

 

CAPÍTULO IV

DA CONCESSÃO DOS PRÊMIOS

 

Art. 4º – O sorteio ocorrerá em dia, horário e local definidos pela FAM e divulgados aos alunos aptos a participarem da premiação, com envio de informações pelo e-mail constante do cadastro dos alunos concluintes, em até 2 (dois) meses da divulgação oficial dos resultados do ENADE e do CPC pelo INEP/MEC.

 

Parágrafo Primeiro – O sorteio será realizado em cerimônia pública, por representante da FAM, com a ampla divulgação para toda a comunidade acadêmica.

 

Parágrafo Segundo – A data de divulgação do resultado é de responsabilidade do INEP/MEC, sendo possível realizar a consulta no site <http://portal.inep.gov.br>.

 

Parágrafo Terceiro – Cabe ao INEP/MEC divulgar os resultados oficiais do ENADE e do CPC, não tendo a FAM qualquer responsabilidade ou interferência sobre a data da divulgação ou seus resultados.

 

 

 

CAPÍTULO V

DA ENTREGA DOS PRÊMIOS

 

 

Art. 5º – A FAM entregará o prêmio aos sorteados em até 60 (sessenta) dias após a data de sorteio, nas instalações da Faculdade ou em local determinado pela mesma, em cerimônia pública.

 

Parágrafo Primeiro – Caso o aluno premiado não retire o prêmio no prazo estipulado, entender-se-á por renúncia do prêmio.

 

Parágrafo Segundo – A publicação do resultado será realizada de forma ampla para toda a comunidade acadêmica, através do site da Instituição e/ou de qualquer outro meio, informando data, horário e local em que se dará a cerimônia de premiação.

 

CAPÍTULO VI

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Art. 6º – Os alunos participantes nesta promoção autorizam a FAM a publicar os seus nomes e/ou suas fotos da cerimônia de premiação, nos meios de comunicação próprios, cooperando, assim, com a transparência e lisura da premiação disciplinada pelo presente Regulamento.

 

Art. 7º – Os casos não previstos neste Regulamento serão apreciados e julgados pelo Colegiado Acadêmico, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis.

 

Art. 8º – Este regulamento entra em vigor a partir de sua publicação.

 

Americana, 21 de junho de 2022.

 

Prof. Gustavo Azzolini

Diretor Geral